ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA PARA COMPRAR O PRIMEIRO IMÓVEL

 

Nada como um lar para chamar de nosso, não é mesmo? Mas passar pelo processo organização financeira para comprar o primeiro imóvel exige alguns cuidados.

Mesmo com uma condição favorável, é importante aproveitar as melhores chances de economizar. Assim, fica mais fácil conquistar a tão sonhada estabilidade de vida e independência que almejamos. Sem imprevistos ou gastos fora do orçamento. 

Um bom planejamento financeiro pode ser o seu melhor amigo para que o sonho da casa própria não se torne um pesadelo. Mas, em um mundo recheado de oportunidades e possibilidades, por onde devemos começar?

 

 

Comece pelo começo da organização financeira!

Planejamento financeiro pode ser entendido como um conjunto de ações e procedimentos que possibilitam o controle de gastos. Dessa forma, você consegue montar uma base, um orçamento mensal e ter total conhecimento da quantia de dinheiro que gasta por mês, assim como a quantia que sobra e fica disponível para investimentos. 

Nesse sentido, fica bem mais prático gerenciar o dinheiro para destinar ao sonho do novo imóvel. Mas cuidado, para que o planejamento financeiro seja eficaz e você consiga guardar um dinheiro é preciso se atentar a alguns pontos.  

 

2 hábitos que te impedem de economizar dinheiro 

Um dos principais erros ao fazer um planejamento financeiro é ignorar a existência de gastos supérfluos. Se engana quem pensa que eles não entram na organização. De pequenos em pequenos gastos, ao final do mês, a diferença no orçamento é enorme! Evite imprevistos, coloque tudo na ponta do lápis. 

 Outro hábito comum que interfere na economia, por incrível que pareça, são os parcelamentos. Por mais que, aparentemente, seja mais fácil de pagar, as contas parceladas, quando somadas com as fixas, geram um bolo a mais no orçamento mensal. Então, sempre que possível, evite. 

Além disso, se você está em busca de economia de verdade, é preciso sentar e listar: quais gastos são essenciais e quais podem ser eliminados? Com essa resposta em mãos, o caminho das pedras já está trilhado! 

 

Como organizar o planejamento financeiro? 

organização financeira para comprar primeiro imóvel

Com planejamento tudo fica mais fácil

É fácil falar sobre planejamento, mas para dar resultados é preciso colocar a mão na massa, né? Para te ajudar a comprar seu primeiro imóvel, separamos 5 dicas valiosas que serão suas aliadas para encontrar a organização ideal! 

1 – Crie metas para o dinheiro!

Principalmente se quiser começar logo a investir no seu imóvel. Sabendo a quantidade do seus gastos mensais, fica bem mais fácil escolher o destino para o dinheiro. Então, separe em metas. Por exemplo:

50% da renda vai para gastos essenciais como água, luz, alimentação. 15% para quitação de dívidas e o restante para começar a investir em um financiamento. Não é fácil, no começo vai parecer que é pouco dinheiro para muita coisa, mas com o tempo você encontra a fórmula ideal! 

2 – Pague as contas sempre o mais rápido possível

A primeira coisa a fazer quando estiver com dinheiro em mãos é pagar as contas. De preferência, coloque todas na opção de débito automático. Dessa forma, você fica apenas com o dinheiro “livre” para suprir os planos já idealizados. Além de te deixar mais tranquilo. 

Outra coisa importante de se fazer é estabelecer um prazo para o pagamento de dívidas, até quando você vai pagar? Parcelado? Vai juntar dinheiro para pagar tudo de uma vez? Assim você fica mais motivado #ficaadica 

3 – Chega de cartão de crédito!

É isso mesmo, pode esquecer as compras no cartão. Opte, sempre, por dinheiro vivo! O cartão de crédito nos dá a falsa impressão de que temos mais dinheiro para gastar. Mas, na verdade, não temos. 

Comece a ir fazer compras com o dinheiro contado na carteira. Assim, você ficará mais preocupado em comprar apenas o que conseguirá pagar, isso ajuda a filtrar o que é necessário ou não. 

4 – Tenha um dia sabático de gastos! 

Escolha um dia do mês para não gastar. Muitas vezes, comprar coisas sem necessidade e pelo simples prazer de gastar se torna um hábito. Para conseguir alcançar seus objetivos e economizar dinheiro, é importante se desfazer desse tipo de costume. 

5 – Saia menos e utilize cupons! 

Não precisa sair todos os finais de semana e ir aos lugares mais caros, escolha um dia para ficar em casa. Prefira fazer encontros na casa de amigos e, sempre, opte por cupons de desconto. Uma economia aqui e ali, faz toda a diferença ao final do mês para sua organização financeira para comprar o seu tão sonhado primeiro imóvel. 

 

E aí, gostou do conteúdo? Quer continuar recebendo mais dicas como essas? Fique ligado por aqui! 

Talvez você goste também:

FONTES UTILIZADAS:

https://blog.guiabolso.com.br/destaques/50-dicas-para-aprender-como-economizar-dinheiro/ 

https://blog.guiabolso.com.br/destaques/as-4-melhores-planilhas-de-gastos-pessoais-para-seu-dinheiro/

https://blog.guiabolso.com.br/destaques/planilha-de-gastos-mensais-como-fazer-2/ 

https://www.vivareal.com.br/blog/dinheiro/planejar/7-dicas-de-planejamento-financeiro-para-comprar-o-imovel-dos-sonhos/ 

https://comocomprarumapartamento.com.br/economia/comprando-a-casa-propria-passo-a-passo-para-organizar-sua-vida-financeira-sem-stress/

https://comocomprarumapartamento.com.br/como-comprar/6-habitos-que-te-impedem-de-economizar-dinheiro/